Notícias
09/10/2013
Governo deve continuar alerta para evitar alta de preços
 
(Fonte: Ministério da Fazenda) Para Mantega, é preciso assegurar que a inflação não atrapalhe consumidor brasileiro

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira (09/10) que ficou satisfeito com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 0,35%, em setembro. “Ele é menor que o de setembro do ano passado (0,57%) e isso significa que a inflação está sobre controle”, comentou.

No acumulado em 12 meses, a inflação ficou em 5,86%. É a primeira vez que o índice fica abaixo dos 6% no ano. Em 2013, o IPCA acumula alta de 3,79%. Os dados foram divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mesmo com o bom resultado do IPCA, Guido Mantega reafirmou o compromisso com o controle da inflação e disse que o governo continua vigilante para evitar a alta de preços. “O governo tem de continuar alerta para impedir que a inflação volte a subir e atrapalhar o consumidor brasileiro”, ressaltou.

Na análise do ministro, como a inflação tem uma sazonalidade, no final do ano, ela irá subir um pouco devido a entressafras e regime de chuvas. “Mas vamos ficar dentro da normalidade”, ponderou.

Questionado se a queda da inflação no acumulado do ano abriria espaço para um aumento do preço dos combustíveis, Mantega reafirmou que isso não cabe ao Ministério da Fazenda. “Reajuste da gasolina não é assunto nosso, mas sim da Petrobras”.

Fed

Guido Mantega também comentou a indicação da economista Janet Yellen para a presidência do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos. Segundo ele, ainda não dá para saber se a nova dirigente irá adiar o desmonte dos estímulos à economia do país. “O que vai adiar a desativação dos estímulos é o baixo crescimento da economia americana, que não tem dado sinais de vigor e tem crescido abaixo das expectativas”, avaliou. Para Mantega, a retirada dos estímulos ficará para 2014.

Voltar - Início