Notícias
26/02/2014
Programa gerador da declaração do Imposto de Renda já pode ser baixado pela internet
 
(Agência Brasil) Já está disponível a partir desta quarta-feira (26), no site da Receita Federal, o Programa Gerador da Declaração (PGD), para que os contribuintes possam preencher a Declaração de Imposto de Renda 2014. Com isso, a declaração referente ao ano de 2013 já pode ser preenchida a partir desta quarta-feira. Mas o prazo de entrega dos documentos só começa no dia 6 de março (quinta-feira) e vai até 30 de abril de 2014.

Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o programa pode ser instalado em quase todos os computadores disponíveis no mercado, pois tem versões para os sistemas operacionais Windows, Linux, Solaris e Mac OS, além de uma aplicativo multiplataforma, O Receitanet, programa para a transmissão da declaração, também já está disponível no site.

A partir deste ano as declarações também poderão ser feitas em tablets e smartphones, por meio do programa m-IRPF, que pode ser acessado no link App Pessoa Física, em versões para Android e iOS. Os contribuintes que venderam imóveis e tiveram lucro na operação, não podem usar o m-IRPF.

A partir deste ano, a Receita não receberá mais declarações em disquete, que eram entregues no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.

Como nos outros anos, o contribuinte que enviar a declaração no início do prazo deve receber a restituições nos primeiros lotes, a menos que haja inconsistências, erros ou omissões no preenchimento. Também terão prioridade no recebimento das restituições os contribuintes com mais de 60 anos, conforme previsto no Estatuto do Idoso, além de pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental.

As regras para o preenchimento da declaração foram divulgadas na última sexta-feira (21), no Diário Oficial da União. A Receita prevê a entrega de aproximadamente 27 milhões de documentos em 2014.
Voltar - Início