www.econeteditora.com.br
SEMANA 06/2024
PERNAMBUCO
EXPEDIDA EM 09/02/2024
 
 
Se você ainda não é assinante da Econet, para ter acesso à íntegra da legislação,
preencha o
formulário para acesso demonstrativo.
 
Boletim
Índice Boletim Econet 2024
Federal
Trabalhista
Comércio Exterior
ICMS
 
Outros Assuntos
Loja Virtual
Cursos
Destaque
Dica
Obrigações
   
Aperfeiçoamento Profissional
  Cursos -  Acesse Nossa Lista Completa de Cursos

Em Destaque


Dica

 


Relatório de igualdade salarial entre homens e mulheres
A partir de 100 empregados

Com o intuito de garantir a igualdade salarial entre homens e mulheres, os empregadores com 100 ou mais empregados são obrigados até o dia 29.02.2024 a preencher, ou retificar, as informações que constam na área do Portal Emprega Brasil - Empregador, no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O descumprimento será multado administrativamente com valor igual a 3% da folha de pagamento, limitado a 100 salários mínimos.

Base Legal: Lei n° 13.709/2018; Lei n° 14.611/2023; notícia do Portal Agência Brasil.

 Obrigações

Para mais informações sobre as obrigações, acesse:

  Agenda Federal  
  Agenda Estadual  
  Agenda Municipal  
OBRIGAÇÕES DA SEMANA
12/02/2024 a 18/02/2024
OBRIGAÇÕES DA SEMANA
19/02/2024 a 25/02/2024
Segunda-Feira 12/02/2024
Segunda-Feira 19/02/2024
Nenhuma obrigação nesta data. Nenhuma obrigação nesta data.
Terça-Feira 13/02/2024
Terça-Feira 20/02/2024

ICMS PE: Obrigação : Arquivo Magnético (SCANC) - Refinaria de Petróleo ou Suas Bases, CPQ, UPGN e Formulador de Combustíveis.

Obrigação : COFINS - Instituições Financeiras e Equiparadas; DAS - Simples Nacional; DASMEI - Microempreendedor Individual (MEI); INSS - DARF Previdenciário (Diversos); IRPJ/CSLL/PIS/COFINS - Regime Especial de Pagamento Unificado; IRRF - Imposto de Renda Retido na Fonte; Obrigação : PGDAS-D - Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional-Declaratório; Obrigação : PIS - Instituições Financeiras e Equiparadas; PIS/COFINS/CSLL - Retenção na Fonte.

ICMS PE: Obrigação : - Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal - FEEF; - ICMS - Estabelecimento Industrial; - ICMS - Refinarias de Petróleo; - ICMS Antecipado; - ICMS Antecipado; - ICMS ST - Combustíveis e lubrificantes; Obrigação : Escrituração Fiscal Digital (EFD).

Municipal Recife: Obrigação : - DEE - Declaração Eletrônica de Eventos.

Quarta-Feira 14/02/2024
Quarta-Feira 21/02/2024

ICMS PE: Obrigação : - ICMS - Distribuidores de Gás, Combustíveis e Demais Derivados de Petróleo; - ICMS - Serviço de Comunicação; - ICMS ST - Combustíveis e lubrificantes; - Serviço de Comunicação - Envio de Informações.

Municipal Recife: Obrigação : - ISS - Apuração Normal; - ISS - Hospitais, clínicas, laboratórios, sanatórios, manicômios, casas de saúde, prontos-socorros, ambulatórios e congêneres; - ISS - Retido na Fonte; Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) - Cota Única e Primeira Parcela.

Nenhuma obrigação nesta data.
Quinta-Feira 15/02/2024
Quinta-Feira 22/02/2024

Obrigação : CIDE - Combustíveis; CIDE - Remessa ao Exterior; Obrigação : DCP: Demonstrativo de Crédito Presumido; DCTFWeb - Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos; Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior (CBE); EFD-Reinf - Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais; ESOCIAL - Eventos Periódicos; Obrigação : INSS - Contribuinte individual/Segurado Facultativo; PIS/COFINS - Retenção. Aquisições de Autopeças.

ICMS PE: Obrigação : ICMS - Importações; - ICMS - Estabelecimento de Serviço de Transporte; - ICMS - Estabelecimento Industrial; - ICMS - Fornecimento de Energia Elétrica - Complementação; - ICMS - Normal; - ICMS ST - Prestador de serviço de transporte; Obrigação : - SINTEGRA - Substituto estabelecido em outra UF; Escrituração Fiscal Digital (EFD); Obrigação : ICMS - Diferencial de Alíquotas - Operações Interestaduais Destinadas a Não Contribuintes - EC 87/2015; ICMS - Diferimento; ICMS - Diferimento; ICMS - Distribuidora de Energia elétrica; ICMS ST – Transporte.

Nenhuma obrigação nesta data.
Sexta-Feira 16/02/2024
Sexta-Feira 23/02/2024

Obrigação : EFD - Contribuições; Obrigação : IOF Crédito - Apuração Decendial; IOF Crédito - Apuração Mensal; IRRF - Imposto de Renda Retido na Fonte.

Obrigação : COFINS - Faturamento; Obrigação : DCTF - Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais; Obrigação : IOF Crédito - Apuração Decendial; IPI - Produtos em Geral; IRRF - Imposto de Renda Retido na Fonte; PIS - Faturamento / Folha de Pagamento.

ICMS PE: Obrigação : Arquivo Magnético (SCANC) - Refinaria de Petróleo ou Suas Bases, CPQ, UPGN e Formulador de Combustíveis.

Sábado 17/02/2024
Sábado 24/02/2024
Nenhuma obrigação nesta data. Nenhuma obrigação nesta data.
Domingo 18/02/2024
Domingo 25/02/2024
Nenhuma obrigação nesta data. Nenhuma obrigação nesta data.

Índice Boletim Econet 2024

 

 

   

Síntese Semanal - 05/02/2024 A 11/02/2024                  Boletim Quinzenal - Quizena: 03

05/02/2024 Segunda-Feira

CONVÊNIO ICMS - RATIFICAÇÃO

ATO DECLARATÓRIO CONFAZ N° 004 / 2024

Ratifica os Convênios ICMS 001/2024, 004/2024 e 005/2024.

REDUÇÃO - ISENÇÃO - MERCADORIAS OU BENS PROVENIENTES DO EXTERIOR - ALTERAÇÃO

CONVÊNIO ICMS N° 122 / 2023 - RETIFICACAO

Altera os Convênios ICMS 081/2023, que autoriza as unidades federadas a conceder redução da base de cálculo do ICMS nas operações de importação realizadas por remessas postais ou expressas, 018/1995, que concede isenção do ICMS nas operações com mercadorias ou bens destinados ou provenientes do exterior, na forma que especifica e, 047/2022, que autoriza as unidades federadas que menciona a revogar benefício fiscal concedido com fundamento no Convênio ICMS 018/1995, que concede isenção do ICMS nas operações com mercadorias ou bens, provenientes do exterior, na forma que especifica.

07/02/2024 Quarta-Feira

PROGRAMA ESPECIAL - RIDE - DISTRITO FEDERAL - ALTERAÇÃO

DECRETO N° 11.911 / 2024

Altera o Decreto n° 7.469/2011, que regulamenta a Lei Complementar n° 094/1998, que autoriza o Poder Executivo a criar a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) e instituir o Programa Especial de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal.

EMBAIXADA BRASILEIRA DO CAMBOJA

DECRETO N° 11.913 / 2024

Cria a Embaixada do Brasil em Phnom Penh e altera o Decreto nº 71.733/73.

TABELA PROGRESSIVA MENSAL DO IRPF - ATUALIZAÇÃO

MEDIDA PROVISÓRIA N° 1.206 / 2024 - Edição Extra

Altera os valores da tabela progressiva mensal do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física de que trata o art. 1º da Lei nº 11.482/2007.

DEFINIÇÃO - PREÇO FABRICANTE PF - PREÇO MÁXIMO AO CONSUMIDOR PMC

RESOLUÇÃO CM-CMED N° 001 / 2023 - Edição Extra - REPUBLICACAO

Dispõe sobre a forma de definição do Preço Fabricante (PF) e do Preço Máximo ao Consumidor (PMC) dos medicamentos em 31.03.2023, estabelece a forma de apresentação do Relatório de Comercialização à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e disciplina a publicidade dos preços dos produtos farmacêuticos.

08/02/2024 Quinta-Feira

TRANSPORTE - GÁS NATURAL POR MEIO DE GASODUTO - TRATAMENTO DIFERENCIADO - RELAÇÃO DE CONTRIBUINTE-CE

ATO COTEPE/ICMS N° 015 / 2024

Altera o Ato COTEPE/ICMS 002/2020, que divulga relação de contribuintes remetentes, destinatários e prestadores de serviço de transporte de gás natural que operam por meio do gasoduto credenciados pelas unidades federadas.

CAFÉ EM GRÃO - CONTROLE DE CIRCULAÇÃO - CONTRIBUINTES CREDENCIADOS - CE

ATO COTEPE/ICMS N° 016 / 2024

Altera o Ato COTEPE/ICMS 026/2016, que divulga a relação dos contribuintes credenciados para fins do disposto no Protocolo ICMS 055/2013, em relação aos quais não se aplica o recolhimento do imposto no momento da saída interestadual de café em grão cru ou em coco destinada a contribuintes localizados nos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e de São Paulo.

REQUISITOS - DIFERIMENTO - RELAÇÃO DE CONTRIBUINTES - TRIBUTAÇÃO MONOFÁSICA - COMBUSTÍVEIS-ALTERAÇÃO

ATO COTEPE/ICMS N° 017 / 2024

Altera o Ato COTEPE ICMS 043/2023, que estabelece os requisitos e relaciona os contribuintes beneficiados pelo diferimento previsto nos Convênios ICMS 199/2022 e 015/2023, os quais dispõem sobre o regime de tributação monofásica do ICMS a ser aplicado nas operações com combustíveis, nos termos da Lei Complementar n° 192/2022.

09/02/2024 Sexta-Feira

TRANSPORTE E ARMAZENAGEM - ETANOL ANIDRO COMBUSTÍVEL - RELAÇÃO DE BENEFICIADOS - ALTERAÇÃO

ATO COTEPE ICMS N° 018 / 2024

Altera o Ato COTEPE/ICMS 023/2018, que divulga a relação dos contribuintes beneficiados no cumprimento de obrigações tributárias relativas ao ICMS na prestação de serviço de transporte e na armazenagem de Etanol Hidratado Combustível (EHC) e Etanol Anidro Combustível (EAC) pelo sistema dutoviário.

PLANO DE REGULARIZAÇÃO - CRÉDITO TRIBUTÁRIO - MG

CONVÊNIO ICMS N° 006 / 2024

Autoriza o Estado de Minas Gerais a instituir Plano de Regularização de créditos tributários com redução de penalidades e acréscimos legais, na forma que especifica.

AUTORIZAÇÃO - BENEFÍCIOS FISCAIS - MAJORAÇÃO - ALÍQUOTA INTERNA - MA - RJ

CONVÊNIO ICMS N° 007 / 2024

Dispõe sobre a adesão dos Estados do Maranhão e do Rio de Janeiro e altera o Convênio ICMS 198/2023, que autoriza as unidades federadas que menciona a efetuar ajuste nos benefícios fiscais relativos ao ICMS em vigor, de forma a que se preservem os mesmos percentuais efetivamente praticados em 31.12.2023.

REDUÇÃO DE BASE DE CÁLCULO - SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO - ALTERAÇAO

CONVÊNIO ICMS N° 008 / 2024

Dispõe sobre a adesão do Estado de Goiás e altera o Convênio ICMS 019/2018, que autoriza as unidades federadas que menciona a conceder redução na base de cálculo do ICMS nas prestações de serviços de comunicação.

REGISTRO NACIONAL DO AGENTE TRANSPORTADOR FERROVIÁRIO DE CARGAS - ALTERAÇÃO

RESOLUÇÃO N° 6.039 / 2024

Altera a Resolução n° 4.624/2015, que regulamenta a contratação e manutenção de seguros no âmbito das concessões ferroviárias, e a Resolução n° 5.990/2022, que institui o Registro Nacional do Agente Transportador Ferroviário de Cargas e regulamenta a prestação do serviço de transporte ferroviário de cargas desvinculado da exploração de infraestrutura por Agente Transportador Ferroviário (ATF).

SIMPLES NACIONAL

DESENQUADRAMENTO MEI

Procedimentos na Junta Comercial

TRIBUTOS FEDERAIS

EMPRÉSTIMO COMPULSÓRIO SOBRE COMBUSTÍVEIS E VEÍCULOS

Atualização monetária e juros. Fevereiro/2024

IRPF

RENDIMENTOS DO TRABALHO ASSALARIADO

Retenção

ASSUNTOS DIVERSOS

JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO (JCP)

Aspectos tributários e contábeis para a fonte pagadora a partir da Lei nº 14.789/2023

IRPF

TABELA PROGRESSIVA 2024

Regras e cálculos mensais

DIREITO SOCIETÁRIO

SAÍDA VOLUNTÁRIA DE SÓCIO DE SOCIEDADE LIMITADA

Procedimento de alteração contratual e registro

ASSUNTOS DIVERSOS

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA - LEI N° 14.620/2023

Aspectos tributários

SIMPLES NACIONAL

PRORROGAÇÃO DO DAS

Calamidade pública nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

ASSUNTOS DIVERSOS

JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO (JCP)

Aspectos tributários e contábeis para o beneficiário do rendimento

05/02/2024 Segunda-Feira

COFEN - NORMATIZA ATUAÇÃO DO ENFEIRMEIRO OBSTÉTRICO E OBSTETRIZ NO PARTO DOMICILIAR PLANEJADO

RESOLUÇÃO COFEN N° 737 / 2024

Normatiza a atuação do Enfermeiro Obstétrico e Obstetriz na assistência à mulher, recém-nascido e família no Parto Domiciliar Planejado.

06/02/2024 Terça-Feira

PISOS SALARIAIS DO PARANÁ - ANO 2024

DECRETO N° 4.770 / 2024 - PR

Fixa os novos valores dos grupos dos Pisos Salariais do Estado do Paraná, válidos para 1° de janeiro de 2024, nos termos que especifica.

08/02/2024 Quinta-Feira

CFN - INSTITUI O DOCUMENTO DE IDENTIDADE PROFISSIONAL DIGITAL PARA NUTRICIONISTAS

RESOLUÇÃO CFN N° 772 / 2024

Dispõe sobre a emissão de documentos de Identidade Profissional digital pelos Conselhos Regionais de Nutricionistas, e dá outras providências.

COFEN - REGULAMENTA A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE

RESOLUÇÃO COFEN N° 739 / 2024

Normatiza a atuação da Enfermagem nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

DIREITO TRABALHISTA

VALE-CULTURA

Adesão, participantes, taxa de administração, cadastramento, concessão, sanções, incidências

SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

NR 33 - TRABALHO EM ESPAÇOS CONFINADOS

Objetivo, definição, responsabilidades, capacitação, carga horária, emergência e salvamento

05/02/2024 Segunda-Feira

IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO - REDUÇÃO TEMPORÁRIA POR DESABASTECIMENTO - ALTERAÇÕES

RESOLUÇÃO GECEX N° 552 / 2024

Altera o Anexo IV da Resolução Gecex n° 272, de 19 de novembro de 2021.

06/02/2024 Terça-Feira

REMESSAS INTERNACIONAIS - CONTROLE ADUANEIRO - ALTERAÇÕES

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB N° 2.173 / 2024

Altera a Instrução Normativa RFB n° 1.737, de 15 de setembro de 2017, que dispõe sobre o tratamento tributário e os procedimentos de controle aduaneiro aplicáveis às remessas internacionais.

07/02/2024 Quarta-Feira

REGIME ESPECIAL DE DRAWBACK - ALTERAÇÕES

PORTARIA SECEX N° 295 / 2024

Altera a Portaria SECEX nº 44, de 24 de julho de 2020, que dispõe sobre os regimes aduaneiros especiais de drawback.

08/02/2024 Quinta-Feira

REQUISITOS FITOSSANITÁRIOS - INTERCÂMBIO REGIONAL DE CANOLA OU COLZA - ESTADOS PARTE DO MERCOSUL

PORTARIA MAPA N° 652 / 2024

Incorpora ao ordenamento jurídico brasileiro os Requisitos Fitossanitários para Brassica napus var. oleifera (Canola), segundo país de destino e origem, para os Estados Partes do Mercosul.

REQUISITOS FITOSSANITÁRIOS - INTERCAMBIO REGIONAL DE BETERRABA HORTÍCOLA - ESTADOS PARTE DO MERCOSUL

PORTARIA MAPA N° 653 / 2024

Incorpora ao ordenamento jurídico brasileiro os requisitos fitossanitários para Beta vulgaris subsp. vulgaris var. conditiva (Beterraba hortícola), segundo país de destino e origem, para os estados partes do MERCOSUL, aprovados pela Resolução MERCOSUL/GMC/RES. nº 30/22.

09/02/2024 Sexta-Feira

DIREITO ANTIDUMPING - INÍCIO DE INVESTIGAÇÃO - ANIDRIDO FTÁLICO - CHINA

CIRCULAR SECEX N° 004 / 2024

Inicia investigação para averiguar a existência de dumping nas exportações da China para o Brasil de anidrido ftálico, classificadas na NCM 2917.35.00.

REQUISITOS FITOSSANITÁRIOS - INTERCÂMBIO REGIONAL DE BANANA - ESTADOS PARTE DO MERCOSUL

PORTARIA MAPA N° 655 / 2024

Incorpora ao ordenamento jurídico brasileiro os Requisitos Fitossanitários para Musa spp.(banana), segundo país de destino e origem, para os Estados Partes do MERCOSUL.

REQUISITOS FITOSSANITÁRIOS - IMPORTAÇÃO DE SEMENTES - ALTERAÇÃO

PORTARIA SDA/MAPA N° 1.005 / 2024

Altera a Instrução Normativa SDA nº 16/2015, que estabelece os requisitos fitossanitários para a importação de sementes, de diferentes espécies e países, destinadas à propagação, constantes dos Anexos I a XLVIII, desta Instrução Normativa.

LICENÇAS, PERMISSÕES, CERTIFICADOS E OUTROS DOCUMENTOS - LPCO - ALTERAÇÕES

PORTARIA SECEX N° 296 / 2024

Altera a Portaria SECEX n° 19, de 2 de julho de 2019, publicada no Diário Oficial da União de 3 de julho de 2019.

TRANSPORTE RODOVIÁRIO INTERNACIONAL - REGULAMENTAÇÃO NOS TERMOS DOS ACORDOS INTERNACIONAIS VIGENTES

RESOLUÇÃO ANTT N° 6.038 / 2024

Dispõe sobre o transporte rodoviário internacional de cargas e dá outras providências.

...

06/02/2024 Terça-Feira

EDITAL DE INAPTIDÃO DPS N° 006 / 2024 - PE

Declara inaptas as inscrições no CACEPE, nulos os atos praticados e inidôneos os documentos fiscais que sejam emitidos por quaisquer dos contribuintes que especifica.

EDITAL DE INTIMAÇÃO N° 006 / 2024 - PE

Intima os contribuintes que menciona a sanarem irregularidades perante a Fazenda Pública Estadual.

08/02/2024 Quinta-Feira

PORTARIA SF N° 026 / 2024 - PE

Altera a Portaria SF n° 126/2018, que estabelece normas adicionais para elaboração da Escrituração Fiscal Digital (EFD).

ICMS

CONSERTO

Tratamento tributário

IPI

REMESSA EM GARANTIA

Substituição de partes e peças

...

...


Se você ainda não é assinante da Econet, para ter acesso à íntegra da legislação,
preencha o
formulário para acesso demonstrativo.

Com o boletim on-line da Econet, você tem a informação por completo, sem omissões, com suporte consultivo totalmente grátis e sem limitações, integrada por profissionais altamente qualificados, com experiência de longos anos no mercado de Boletins Tributários que dominam inteiramente a matéria.
Se desejar receber também nossos serviços de consultoria, contate-nos pelo telefone
(41) 3016-8006

Não deseja mais receber emails da Econet? Clique aqui.